Seja bem vinda ao nosso Cantinho! Volte sempre!! Para nos seguir, é só clicar em participar deste site...

Seguidores: Caso não abra os seguidores aperte F5 que atualizará sua página...

Pesquisar este blog

terça-feira, março 05, 2013

CURIOSIDADES...

Olá,
Vamos seguindo nossa viagem por esse maravilhoso planeta TERRA...
Para dar início a essa viagem, vamos começar pelas CURIOSIDADES ou pra quem preferir, DATAS COMEMORATIVAS...
Parabéns a todos os FILATELISTAS e aos MÚSICOS!!!!
Assim poderemos aprender juntinhas, são textos tirados da net, e com seus devidos créditos no final de cada postagem...





Correio na antigüidade

A criatividade dos povos antigos permitiu que as mensagens chegassem ao destinatário das mais variadas formas. Até que se inventassem o selo e o sistema de correio tal como hoje o conhecemos, muita oisa aconteceu.
Para envio de mensagens através de pontos distantes do país, os egípcios usavam pranchetas de barro com hieróglifos em baixo relevo.
Os persas utilizavam mensageiros a cavalo. Fenícios e cretenses davam seu recado por meio de pombos e andorinhas – um protótipo de serviço de correspondência aérea. O sistema regular de correio, entretanto, surgiu apenas na China, em 4.000 a.C

O primeiro selo

O selo nasceu na Inglaterra, em 1840, a partir da necessidade de se estabelecer um padrão de tarifas postais para toda a nação. Antes de existir, o destinatário arcava com as despesas de correspondência. Com os selos, foi possível uniformizar as taxas de todas as regiões de uma nação e, posteriormente, implantar um sistema postal de âmbito internacional.
A idéia de criação do selo era parte de um projeto de reforma do sistema postal inglês, concebido por Rowland Hill, que foi também o responsável pelo esboço do primeiro exemplar, com a estampa do perfil da Rainha Vitória. Os primeiros selos foram colocados à venda ainda em 1840 e eram conhecidos como Penny Black, uma alusão a seu preço, um penny, e a sua cor, preta


A Filatelia no Brasil

Seguindo o exemplo da Inglaterra, o segundo selo foi lançado em Zurique, em 1943. Em agosto do mesmo ano, o Brasil emite o terceiro selo do mundo, o “Olho de Boi”, que é hoje uma raridade e vale de 100 a 4 milhões de francos (cerca de 660 mil dólares), dependendo da peça.
A Filatelia no País prosseguiu com a criação dos selos “Inclinados”, em 1844, “Olhos de cabra”, em 1850 e “Olhos de gato”, em 1854. Outros destaques que um bom filatelista apreciaria são os primeiros selos comemorativos, celebrando o 4.º Centenário do Descobrimento do Brasil, em 1900; os selos alusivos ao 3.º Congresso Pan-Americano, em 1906; o primeiro carimbo comemorativo, em 1904, relativo aos 50 anos de emancipação política do Paraná.
Sucederam-se muitas mudanças no sistema postal brasileiro. Os selos contribuíram para registrar estes acontecimentos, como foi o caso da criação do serviço postal aéreo, em 1920, com selos exclusivos no período de 1927 a 1934.
A impressão dos selos melhorou a partir de 1968. O ano seguinte também foi importante, quando a então recém-criada Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT) serviu de trampolim para a melhoria da qualidade das emissões comemorativas, o que rendeu aos selos brasileiros vários destaques e prêmios internacionais



Fonte: Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística
Blog:http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/marco/dia-do-filatelista-brasileiro.php




DIA NACIONAL DA MÚSICA CLÁSSICA





O Dia Nacional da Música Clássica foi instituído em 13 de janeiro de 2009 durante o governo Lula. A data foi escolhida por ser o dia em que nasceu um dos maiores compositores brasileiros: Heitor Villa-Lobos. A música é uma versão de Egberto Gismonti para a Baquiana nº 5 de Villa Lobos. A música de hoje é Bachiana nº 5.


Texto e apresentação: Luiz Cláudio Canuto
Fonte: http://www2.camara.leg.br/camaranoticias/radio/materias/A-MUSICA-DO-DIA/436695-HOJE-E-O-DIA-NACIONAL-DA-MUSICA-CLASSICA.html


Bjinhos a todos...





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Meu Cantinho se enche de alegria quando você passa por aqui e deixa seu recadinho!!!!
Que Deus os abençoe hoje e sempre!!!
Silvana - Atelie LMJ

Aceitamos Encomendas

Ateliê LMJ e MDJ Artesanatos
Agora juntos...

Encomendas:
Pelo E-mail: contato.atelielmj@gmail.com ou
Telefone: (47) 99978-8887
Falar com Silvana
E-mail: josianejendigk@gmail.com
Telefone: (47) 99275-2621
Falar com Josiane

Para simulador de frete entre Aqui.

Total de visualizações de página

Digite seu e-mail e receba nossas dicas, é grátis.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Comunicado...

Algumas das imagens e dos desenhos pintados foram tirados na internet.
Caso alguém se sinta lesado pela não citação da autoria, basta entrar em contato que providencio os créditos e/ou tiro do ar. Peço que me envie um e-mail.


Att
Ateliê LMJ
E-mail: atelielmj@gmail.com